terça-feira, 3 de julho de 2012

15 de julho - Dia do Homem

by Priscila

No Brasil tem dia pra todo mundo. Dia da Mulher, das Mães, dos Pais, das Crianças, dos Namorados, da Bandeira, do Índio, da Árvore,  e por aí vai. 

Sendo feriado ou não, são datas comemorativas muito aproveitadas em nosso país.

Mas o que poucos sabem é que também existe o DIA DO HOMEM. É, isso mesmo, e muito bem justo!

No dia da Mulher os homens tiveram que aguentar muitas piadinhas de que eles teriam que fazer mil coisas por nós, e agora chegou a vez da nossa retribuição. 



Mas vamos passear um pouco no tempo e entender o motivo dessas duas comemorações.

Em um resumo histórico,  o Dia da Mulher é marcado pela luta por direitos iguais. Tudo começou em 1857 em Nova Iorque, Estados Unidos, quando um grupo de mulheres em greve reivindicavam direitos trabalhistas, redução da carga horária, e melhores condições no ambiente de trabalho. 

A luta foi reprimida de forma bruta e desumana. Todas foram trancadas dentro da fábrica que foi incendiada, e morreram queimadas.



Porém somente anos depois, em 1910, é que esse ato foi reconhecido pela ONU e começou a ser lembrado como o Dia Internacional da Mulher, em homenagem às bravas guerreiras que morreram no episódio.

É isso mesmo!

E o Dia do Homem também tem sua história. O Dia Internacional do Homem é comemorado em vários países em 19 de novembro, data criada em 1999 pelo Dr. Jerome Teelucksingh em Trinidad Tobago.  No Brasil comemoramos no dia 15 DE JULHO.



Também fruto da busca por igualdade entre gêneros, esse dia foi estabelecido com o objetivo de promover a saúde masculina e incentivo à melhoria de qualidade de vida, pois normalmente as mulheres são mais frequentes em exames periódicos e  no cuidado com a saúde.

O reforço da importância do homem na família e as melhorias e contribuições deles junto à sociedade também marcam essa data.

Portanto Homens e Mulheres têm sua data especial marcada no calendário. E ambos buscam melhorias e qualidade de vida para suas famílias, tendo a mesma importância no desenvolvimento do país.


E assim como no Dia da Mulher, também vale o presente, o chocolate, o abraço e a lembrança da importância deles na vida das mulheres. Seja pai, avô, irmão, chefe, colega de trabalho, namorado ou marido... se os homens não vivem sem elas, elas muito menos sem eles!


FELIZ DIA DO HOMEM!




Fonte de Pesquisa: www.suapesquisa.com.br 



2 comentários:

  1. O Dia do Homem tem várias razões político-sociais juntamente com as de saúde e comerciais. Um manifesto dos masculinistas brasileiros aborda desde agressividade das condições de trabalho, questões de família, anticoncepcional masculino em pílula comercializado no exterior mas pendente de análise pelas autoridades brasileiras, as vantagens para melhor entrosamento e enriquecimento familiar em comemorar a data e questões históricas sofridas envolvendo os homens. Aí vai o link: http://masculinismoedireitosiguais.blogspot.com.br/2012/07/15-de-julho-dia-do-homem.html . Esse artigo tem autorização para ser integral e livremente reproduzido em qualquer mídia.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Postagens populares